top of page

Cirurgia dos Cornetos ("Cartuchos") - Turbinectomia Inferior

O que são os cornetos os "cartuchos" nasais?

Os cornetos (conchas ou "cartuchos) são 3 estruturas naturalmente presentes em cada lado do nariz. Existe um superior, um médio e o inferior. Tem função de filtrar e aquecer o ar que respiramos antes que chegam ao pulmão.

É a mesma coisa que "adenoide"?

Não! A adenoide é uma estrutura que fica no final do nariz. É uma grande causa de obstrução nasal nas crianças, mas nos adultos praticamente não existe mais. Maiores informações sobre adenoide aqui.

Por que ficam grandes?

Existem casos em que são naturalmente grandes, ou seja, a pessoa já nasce com a tendência de terem o tamanho aumentado. No entanto, o mais comum é que eles cresçam de tamanho devido a processos inflamatórios ou infecciosos nasais repetitivos ou sem controle adequado. Aí entram as rinites e rinossinusites.

Se eu remover, vou ter prejuízos?

A cirurgia realizada é para remoção do excesso dos cornetos, sempre ficando uma porção deles, pois não devem ser removidos completamente, sob o risco de causar excesso de formação de crostas nasais, uma situação que chamamos de rinite atrófica. Nós sentimos a respiração nasal através do contato do ar com os cornetos e, se removemos eles completamente, essa sensação fica prejudicada o que pode gerar uma falsa obstrução nasal, situação que chamamos de síndrome do nariz vazio.

Eles podem voltar a crescer após a cirurgia?

Sim, mas com uma cirurgia bem realizada e um acompanhamento pós operatório adequado, a chance é muito pequena. Se a causa deles terem crescido foram as rinites e sinusites de repetição, estas devem ser bem controladas após a cirurgia. Se fugirem do controle, os cornetos vão progressivamente crescendo. Por sorte, mesmo crescendo eles normalmente não chegam ao tamanho que eram na época da cirurgia.

Como é feita a cirurgia?

A cirurgia é feita em hospital, com anestesia geral e dura em média de 1 hora. Utilizamos sistema de videocirurgia, onde todo o procedimento é feito por dentro do nariz, sem haver nenhum corte externo. Removemos o excesso de corneto e controlamos o sangramento nasal. Quando feita pela manhã, a alta pode ser no fim do dia ou na manhã do dia seguinte.

 

 

 

 

 

 

A cirurgia pode ser feita junto com a correção do desvio do septo?

Sim. A grande maioria dos casos de obstrução nasal envolve o desvio septal e a hipertrofia de cornetos e realizamos os dois procedimentos juntos.

Ainda se usa o tampão nasal?

O tampão nasal foi muito utilizado na época em que não havia sistema de videocirurgia e assim os Otorrinos não conseguiam controlar bem o local de sangramento, pois não havia como visualizar. Hoje com as técnicas mais novas o tampão só é utilizado nos raros casos em que o sangramento nasal é muito intenso de difícil controle.

Como é o pós operatório?

Nos primeiros dias após a cirurgia pode haver obstrução nasal e pequenos sangramentos. A obstrução é devido aos coágulos e crostas nasais formadas por conta da cirurgia. Os sangramentos são de pequena quantidade e dificilmente chegam a incomodar.

Quais são as recomendações?

O calor e o esforço físico são os inimigos, pois aumentam a possibilidade do sangramento. Recomendamos evitar comidas, bebidas, banho e locais quentes, assim como repouso domiciliar por cinco dias. Atividades físicas mais intensas como esportes, academia e outros exercícios, só com 30 dias.
Ainda tem alguma dúvida? Se sim, não deixe de perguntá-la em nilsonjr.orl@gmail.com

Os 3 cornetos nasais:
inferior, médio e superior

Cornetos de tamanho: normal, moderado, severo e obstrutivo

Remoção do excesso de corneto inferior (Turbinectomia parcial)

bottom of page